segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Igreja e a Educação Cristã

É através deste “povo convocado”, a Igreja do Senhor, tabernáculo humano que a Educação Cristã acontece.

(1 Coríntios 3 . 9 - Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. )

(1CO 3:10) - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. que os homens podem ser educados. Pois a Igreja ao dar extensão ao magistério de Cristo, as obras Dele têm continuidade no mundo e sua ação salvadora alcança o perdido.

A Igreja como agente da Educação Cristã, não tem a função de produzir conhecimento, mas inculcar nas mentes humanas o conhecimento verdadeiro: a Palavra de Deus (Dt 6. 4 -19), que tem em si mesma poder transformador e renovador para alcançar o perdido lhe trazendo a restauração.

O “Ide” de Cristo e a Criança

O “Ide” de Cristo que expõe de maneira incisiva e clara nas Escrituras, em Marcos 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” E nesse “a toda a criatura”, as crianças, que já conseguem crer, podem ser alcançadas pelo Evangelho, às vezes acompanhadas de sua família ou não.

D. L Moody disse: “Eu creio que, se as crianças têm idade suficiente para vir à Escola Bíblica Dominical, elas têm idade suficiente para vir ao Calvário. Vamos abrir nossas mente e que Deus nos ajude a ganhar as crianças para Cristo”.

A Criança e o Culto Divino

É possível que Deus receba culto da criança?

O Senhor Jesus nos responde esta questão, quando repreende os principais sacerdotes e escribas, por sua indignação, com louvor, que as crianças lhe prestam no templo mediante as maravilhas que Ele fazia: “... Hosana ao Filho de Davi... e disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca de meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” (Mateus 21 . 14 - 16 E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.
(MT 21:12) - E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
(MT 21:13) - E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
(MT 21:14) - E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os.
(MT 21:15) - Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se,
(MT 21:16) - E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
(MT 21:17) - E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite.; Salmo 8.2 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
(SL 8:2) - Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
(SL 8:3) - Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
(SL 8:4) - Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
(SL 8:5) - Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
(SL 8:6) - Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
(SL 8:7) - Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
(SL 8:8) - As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
(SL 8:9) - Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre
toda a terra!)

Estes pequenos são adoradores! As crianças são pequenas de estatura, mas não é pequeno o seu culto. Uma vez entendido isto, então o culto de seguimento infantil não poderá ser denominado apenas de “um cultinho”, mas sim uma reunião de adoração e louvor a Deus.





Então educador cristão, ouça a voz do Espírito e pastoreie corações infantis, "pois já é a última hora!"


0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário